G3 Engenharia

(31) 3497-2444

Formas de Trabalho

Voltar

ANTES DA TOMADA DE DECISÃO

• Escolhendo o terreno

Avaliar as condições topográficas do terreno,localização,formação geológica,necessidade de contenções,vizinhança, determinar os melhores pontos para execução de sondagem, interpretar os resultados da sondagem e as orientações de informações básicas do lote e suas condicionantes . Todos esses detalhes são requisitos importantes para o empreendimento e seus custos.

• Estudos de viabilidade do empreendimento

Nesta etapa, a G3 Engenharia elabora uma análise de viabilidade financeira e econômica com resultado financeiro da incorporação ou do empreendimento de consumidor final. Este estudo fornece detalhes de custos de construção da possível área de construção permitida do lote, o valor obtido na comercialização das unidades, o custo operacional e obtenção do resultado financeiro da incorporação comumente chamado de lucro do empreendimento.

• Estudos de anteprojetos

O estudo de anteprojetos é uma etapa fundamental antes da definição final do projeto de arquitetura. A G3 assume o papel de avaliador da arquitetura no aspecto técnico construtivo da obra em conjunto com o cliente. Nesse momento, e acima de tudo, respeitamos o conceito da arquitetura apresentada. O enfoque do nosso trabalho é propositivo no sentido de indicar a melhor técnica para a arquitetura, para que se tenha menores custos no cálculo estrutural e projetos complementares,mas sempre preservando o layout inicial. São decisões importantes tomadas nesta fase que evitam retrabalhos de projetistas e custos adicionais com revisões de projetos.

FORMA DE TRABALHO : INICIANDO A OBRA

• Compatibilização de todos os projetos

A G3, desde o início da obra contratada, gerencia e acompanha toda a elaboração de projetos necessários à construção, identificando e corrigindo entre eles interferências construtivas, possíveis erros e sugerindo melhores soluções técnicas. Fazemos elaboração de questionários e sugestões técnicas com perguntas e respostas para que os projetistas possam visualizar todas as demandas que a obra necessita para sua execução e funcionamento da residência/empreendimento após entrega. Realizamos também reuniões ao longo do processo de desenvolvimento dos projetos com os projetistas responsáveis.

• Execução de check-list de detalhamentos e projetos executivos

Produzimos para os nossos clientes,um roteiro de definições de detalhamento de arquitetura no formato de check-list para que não fique nenhum ambiente interno ou externo sem a especificação necessária tanto para orçamentação quanto para execução em campo. A falta de especificações detalhadas ou incompletas dos materiais e acabamentos resulta em variações expressivas nos custos e prazos de obra.

• Estudos de custos e orçamentação de obras com índices do CUB e NBR 12721

Concluídos todos os projetos, fazemos o levantamento das quantidades físicas dos projetos mantendo uma memória de cálculo a ser usada durante toda a obra sem risco de retrabalho na época da execução da mesma. A partir desses dados, orçamos a obra através de planilhas de simulação de custos por ambientes e etapas, possibilitando ao cliente flexibilidade para visualizar ou alterar os acabamentos com soluções de engenharia compatíveis com seu cronograma financeiro.

O histórico de custo por m² das obras já concluídas pela G3, o constante acompanhamento da evolução dos preços dos materiais e insumos junto ao mercado e a consulta da NBR 12.721:2006 nos permite embasar as simulações de custos usando áreas equivalentes. Além do histórico técnico da empresa, buscamos atualização das nossas planilhas de simulação em função de novos métodos construtivos e materiais alternativos.

Nesta fase também é possível a obtenção dos valores de grande impacto no custo da obra. Exemplo: aço , concreto , fôrma,esquadrias,revestimentos, dentre outros.

• Elaboração do cronograma físico-financeiro

Uma vez concluído todos os projetos, documentação disponível para início de obra e planilhas de simulação de custos finalizadas, produzimos o cronograma físico-financeiro estabelecendo a relação entre as atividades da construção (etapas) e o desembolso financeiro para conclusão das atividades.

FORMA DE TRABALHO : EXECUTANDO A OBRA – GERENCIAMENTO TÉCNICO

• Implantação do canteiro de obras

Elaboramos um projeto de layout das instalações provisórias do canteiro de obras baseado nas determinações da NR-18 (escritório de obra,almoxarifado,vestiário,refeitório,etc.) e na equipe previamente disposta nas planilhas de simulação de custos.Definimos a logística para descarga de materiais e posicionamento dos equipamentos de carga bem como os transportes verticais e horizontais que serão usados na obra. Toda instalação provisória (barracão de obras,carpintaria,etc) em uma obra deve ser localizada de forma a minimizar o custo de mão de obra com transporte de materiais e garantir o cumprimento do cronograma físico proposto.

• Seleção e contratação de mão de obra

Fazemos a seleção, montagem e contratação da equipe fixa de acordo com a fase da obra. Avaliamos o desempenho de cada funcionário com planilhas específicas de produção. Para adequar as exigências de qualidade e aplicação de novos materiais no mercado,realizamos cursos e palestras de aprimoramento nas obras e na sede da empresa, visando o crescimento profissional e interação da equipe do canteiro de obras com a filosofia da empresa.

O processo de contratação também é feito para todos os serviços terceirizados da obra, os quais a G3 faz o recebimento da documentação da empresa contratada e de seus funcionários, conduta em obra , utilização de EPI,conferência da situação de recolhimentos tributários, medição dos serviços e a qualidade da execução.

• Acompanhamento e controle técnico dos serviços no canteiro de obras

O acompanhamento e o controle da execução dos serviços são feitos por profissionais formados em engenharia civil com grande vivência de obra aptos a desempenhar:

- Conferência de todos os serviços em execução avaliando a técnica e qualidade empregada;

- Apropriação dos serviços em execução;

- Emissão de relatórios visando programar ou reprogramar o andamento da obra de acordo com o cronograma;

- Elaboração de planejamento estratégico e logístico sob adversidades;

- Execução do nivelamento da equipe de produção da obra e de empreiteiro evitando ociosidade e improdutividade;

Todos os serviços de engenharia executados pela G3 Engenharia é baseado nos conceitos do Manual Técnico de Engenharia elaborado pelos engenheiros supervisores e mestres de obras do quadro técnico da empresa.Isso garante um mesmo padrão construtivo dentro da melhor técnica e qualidade em todas as obras da empresa.Um exemplar deste manual é sempre disponibilizado para o mestre de cada obra em andamento .Para cada etapa da obra,desde da sua implantação até a entrega das chaves ,o manual aborda o serviço fornecendo orientações, cuidados a serem tomados , dicas , formas de conferência , testes necessários e outros “check list” fundamentais para sua perfeita execução.

Paralelo ao uso do Manual Técnico,são utilizadas diversas planilhas de controle de qualidade para todas as atividades desenvolvidas na obra,desde a fundação até a entrega das chaves,envolvendo e exigindo sempre a conferência do mestre e engenheiro responsável.

Destacamos também o envolvimento do profissional de engenharia com arquitetos e projetistas da obra para que a execução mantenha os conceitos e especificações projetados.

• Abastecimento de materiais de construção para a obra

Para o processo de abastecimento de materiais, a G3 conta com uma central de “compras em volume” no seu escritório com profissionais experientes em compras que elaboram planilhas específicas de cotações dos materiais para o andamento da obra. Com o banco de dados de fornecedores e prestadores de serviços,conseguimos condições e preços diferenciados no mercado. A transparência do processo de abastecimento de materiais para as nossas obras garante que a todo momento, durante toda a obra , o cliente possa ter acesso imediato às informações das cotações e compras realizadas , inclusive mantendo contato junto ao fornecedor.

Na prática, realizamos todas as negociações, compras, locações e abastecimento de todos os itens que se fizerem necessários para todas as obras da construtora (“compras em volume ou pacotes”), tendo antes a aprovação do cliente nos orçamentos e planilhas de cotação de materiais. Com esta atuação, conseguimos com os fornecedores, descontos expressivos que são revertidos em economia para os nossos clientes.

Buscamos também produtos e compras direto de fábricas,seja no interior ou fora do estado,de modo a obter preços competitivos e eliminar os atravessadores.

SERVIÇOS DE MANUTENÇÕES CIVIS EM PLATAFORMAS INDUSTRIAIS


• Manutenção civil

Disponibilizamos também de prestação de serviços de manutenções civis dentro de fábricas industriais. Para tanto, temos uma equipe com experiência na área de construção e treinada nos aspectos de segurança para trabalhar em ambientes hostis,disponíveis para atuar em trabalhos programados ou emergenciais, 24 horas por dia,7 dias por semana.Em se tratando de construção civil dentro de uma fábrica, atuamos em manutenções elétricas,hidráulicas, obras civis,pisos,limpeza de máquinas, reforços estruturais, dentre outros serviços.

Clientes :

- Ferrosider Componentes

- Aseaço Aços Especiais

- Aços Santo Ernane Industrial

- Ferrosider Metalmecânica

- Perfile

- Mecaservice

SERVIÇOS DE REFORMAS


• Reformas

Realizamos reformas residenciais ou comerciais com o mesmo sistema de trabalho de gerenciamento técnico de obras.